domingo, 4 de setembro de 2011

Programação Setembro/2011

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Setembro / 2011

às 20:30 hs

Plano Sequência
Música / Arte / Experimentações


Plano Sequência consiste em encontros de conversas e apresentações durante todas as quintas, sextas e sábados deste mês de setembro com o intuito de difundir pesquisa, reflexão e ação acerca da música experimental e da arte sonora. Os encontros de conversas estarão focados em referências e contextos históricos, globais e locais. As apresentações serão realizadas por músicos e artistas visuais.

Para a ocasião será publicado um zine com textos de teóricos e críticos de arte e de música, além de imagens de obras de artistas convidados. Esta publicação será vendida como início de uma campanha de apoio colaborativo ao Plano B Lapa.

O evento surge para comemorar a criação da Associação Cultural Plano B Lapa que se estabelece dessa forma visando o fomento da cena de experimentações em música e arte contemporânea na cidade do Rio.


O evento surge para comemorar a criação da Associação Cultural Plano B Lapa que se estabelece dessa forma visando o fomento da cena de experimentações em música e arte contemporânea na cidade do Rio de Janeiro.

Idealização: Beatriz Lemos
Curadoria: Beatriz Lemos e Fernando Torres
Produção: Fátima Lopes

******************************************

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Quinta-feira, 08/09

às 20:30 hs

"Trajetória do Plano B e a cena de música experimental no Brasil"

Fernando Torres e Bryan Holmes
mediação de Beatriz Lemos



Fernando Torres
Iniciou suas pesquisas musicais através da manipulação, colagem e justaposição de fitas magnéticas no início dos anos 80, músico e conhecerdor de música experimental/eletrônica.
Fundador do Can do Garfo (CDG), coletivo experimental de improviso, focado em processos não-racionais de performance e composição instantânea, desenvolvendo instrumentos artesanais acústicos, elétricos e eletrônicos e utilizando técnicas alternativas de produção, captação e amplificação sonora. Co-criador da Fronha Records e do selo Menthe de Chat, primeiro net-label brasileiro dedicado à musica experimental e eletrônica, criador do Plano B Lapa, loja de discos e espaço do Plano B Live Sessions, que vem a se tornar o único evento regular de música eletrônica/experimental no Rio de Janeiro. Co-produz a primeira edição do festival anual Outro Rio, dedicado à divulgação da cena musical/artística experimental do Rio de Janeiro.

Bryan Holmes
Compositor, produtor, pesquisador e multi-instrumentista chileno radicado no Brasil. Mestre em Música pela UNIRIO, foi bolsista da CAPES e da FAPERJ. Bacharel em Música pela PUCV (Chile), estudou composição com Eduardo Cáceres. Foi premiado em concursos nacionais e internacionais. Suas obras foram estreadas em prestigiosos festivais na Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, França e Peru. Suas partituras são publicadas por Periferia Music (Barcelona e Moscou) e lançou gravações em formatos físicos e em netlabels do Brasil, Chile e Estados Unidos. Professor de composição no Conservatório Brasileiro de Música, onde coordena o curso de Música e Tecnologia. www.bryanholmes.net

Beatriz Lemos
Licenciada em História da Arte pela UERJ e mestranda em História Social da Cultura PUC-RJ, trabalhou, entre 2002 e 2008, como assistente na área de pesquisa e curadoria no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Dedica-se, atualmente, à curadoria independente com pesquisa voltada para as artes visuais contemporâneas e seus desdobramentos em redes. Integra a equipe de coordenação do Programa de Residência Terra Una, em Minas Gerais, e articula projetos de intercâmbios entre cenas de arte na América Latina, participando de residências e idealizando exposições no Brasil e exterior.

******************************************

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Sexta-feira, 09/09

às 20:30 hs

Jorge Duarte / Fernando Torres / Abel Duarte


Jorge Duarte
É artista visual, bacharel em Pintura e mestre em História da Arte, área de Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, onde atualmente é professor no curso de Escultura. Sua produção se divide entre a produção de pinturas, esculturas, objetos e desenhos. Integrante da chamada Geração 80, desde então realizou quinze exposições individuais e diversas coletivas no Brasil e no exterior.


Abel Duarte
Nasci em 1992 no Rio de Janeiro, onde atualmente vivo e trabalho produzindo som, vídeos, fotos, impressões e ações que envolvem esses diferentes meios. Em meus trabalhos, o ruído e os erros do percurso são frequentemente usados como linguagem, porém a temática é proposital(mente) ou inusitada(mente) variada de acordo com a situação (humor, temperatura, amor, exposição, energia, show, barulho, luz, ataque, dinheiro).
Desde 2008 participo de eventos e exposições como Olheiro da Arte(CCJF , 2010), Live Cinema(Oi Futuro Ipanema, 2010), Abre Alas 7 (A Gentil Carioca, 2011) e Transitividade(Sesc Ramos, 2011). Além das ações no Plano B Lapa, que me possibilitaram experimentar e trabalhar com vários artistas aos quais eu agradeço – fstorres, pontogor, pablo pablo, bruno jacomino, chelpa ferro, tantão, david opp, pan&tone, biu e mais...


******************************************

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Sábado, 10/09

às 20:30 hs

Especial da Casa

Instalação interativa com objetos, processos e sistemas (físicos e virtuais) nascidos das,ou gerados pelas atividades do Plano B Lapa.

******************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário