quarta-feira, 16 de março de 2011

Música&Arte
Plano B Live Sessions

Sexta-feira, 18/03

às 20:30 hs


A imparcialidade absoluta do espectro eletromagnético
Um exercício de interatividade involuntária


Sombra é uma região escura formada pela ausência parcial da luz, proporcionada pela existência de um obstáculo. A luminosidade presente na sombra se apresenta proporcional à opacidade do objeto (um meio translúcido permite a passagem de luz, mas não permite identificá-la).
O olho humano indentifica como luz a radiação electromagnética situada entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta (400 THz a 750 THz). As três grandezas básicas da luz são: brilho (amplitude), cor (frequência), e polarização (ângulo de vibração). Devido à dualidade onda-partícula, a luz exibe simultaneamente propriedades de onda e partículas
O conceito de raio de luz foi introduzido por Alhazen. Abu Ali al-Hasan Ibn Al-Haitham, conhecido também pela forma latinizada Alhazen, nasceu no ano 965 em Basra (atualmente Iraque) e morreu em 1040 na cidade do Cairo
Refração é a relação entre a velocidade da luz no vácuo (c) e a velocidade da luz em um determinado meio. A relação pode ser descrita pela fórmula: n = c/v, em que c é a velocidade da luz no vácuo e v é a velocidade da luz no meio.
Reflexão consiste na mudança da direção de propagação da energia (desde que o ângulo de incidência não seja 0º). A energia pode tanto estar manifestada na forma de ondas como transmitida através de partículas. A reflexão difere da refração porque nesta segunda, ocorre alteração nas características do meio por onde passa a onda.
O ouvido humano indentifica como som as freqüências entre 20 Hz e 20.000 Hz.
O comprimento de onda ? tem uma relação inversa com a frequência f (a velocidade de repetição de qualquer fenómeno periódico). O comprimento de onda é igual à velocidade da onda dividida pela frequência da onda, ou seja: v = ?/T, em que v = velocidade da onda, ? = comprimento da onda (sonora ou electromagnética) e T é o período da onda.
Interferência é um fenômeno que representa a superposição de duas ou mais ondas num mesmo ponto. Esta superposição pode ter um caráter de aniquilação, quando as fases não são as mesmas (interferência destrutiva) ou pode ter um caráter de reforço quando as fases combinam (interferência construtiva).
Simultaneidade é a propriedade de dois eventos ocorrerem ao mesmo tempo em pelo menos um sistema de referências. Na verdade é um sistema único de processos.
A Interação é uma ação de um objeto físico sobre outro (os objetos físicos podem ser considerados desde partículas pontuais até campos quânticos). Além da interação puramente física, o termo designa a ação conjunta humano-humano, humano-máquina/objeto ou objeto-objeto. Em termos simples, ocorre interação quando a ação de uma pessoa (ou coisa) desencadeia uma reação (um evento) em outro (humano ou máquina/objeto). Esta interação pode ter diversos níveis, desde a simples bidirecionalidade até a interatividade.
Divirta-se
;-)

******************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário